O que vem a seguir: Equilibrar ambição e continuidade à medida que implementamos os novos standards

Estamos no meio da maior transformação nos 17 anos de história da B Lab. Este artigo explica o extenso trabalho que está a ser realizado para preparar a implementação dos novos standards, ferramentas e processos de certificação da B Lab, e o que significa para si e para a sua empresa.
Artigo de Clay Brown, Co-Lead Executive, B Lab Global.
Tradução: B Lab Portugal

 

As expectativas estão a mudar, as regulamentações estão a mudar e o mundo no qual trabalhamos está a mudar. Para resolver os problemas sociais e ambientais mais prementes do nosso tempo, o movimento global B Corp também está a mudar. Estamos a aceitar o desafio, atualizando os standards da B Lab de forma a demonstrar de maneira significativa o papel de liderança que as empresas B Corp e o nosso movimento desempenham no mundo. Com os standards, estamos também a transformar as nossas ferramentas, plataformas e processos.

A mudança é empolgante, mas também pode ser desafiadora. Reconhecemos que muitas pessoas na comunidade B Corp têm a expectativa de entender o que o futuro da Certificação B Corp e os futuros standards da B Lab significam. Embora seja inspirador ver já muitas B Corps a incorporar alguns dos comportamentos e práticas delineados nos novos standards, algumas partilharam que precisarão de tempo para preparar esta mudança significativa, e nós estamos a ter isso em conta.

 

 

Agora que teve lugar uma segunda consulta pública sobre os standards (de janeiro a março de 2024), queremos partilhar os próximos passos e assegurar à nossa comunidade que estamos a fazer tudo o que podemos para tornar a transição para estes novos e ambiciosos standards o mais suave possível.

Os milestones abaixo demonstram os principais fluxos de trabalho que estão em progresso na B Lab enquanto nos preparamos para implementar os novos standards e certificar empresas. Esta é uma mudança significativa, e a B Lab está a gerir dependências internas complexas, combinadas com um panorama externo em mudança, como as novas Diretivas da União Europeia (UE) sobre Capacitar os Consumidores para a Transição Verde e Green Claims. A nossa prioridade é garantir, logo que possível, a adoção de standards mais claros e impactantes, à medida que trazemos a comunidade B Corp para esta jornada connosco.

Milestones

Resumo dos milestones. As datas estão sujeitas a alterações à medida que navegamos por esta complexidade e procuramos incluir cronogramas realistas para as empresas adotarem os novos standards com base no feedback da comunidade.

Finalização do conteúdo dos standards

Os novos standards irão assegurar que as empresas estejam preparadas para os desafios atuais e estabeleçam as bases para o futuro. Após a conclusão da mais recente consulta sobre os standards em março de 2024, a equipa de Gestão de Standards da B Lab Global está a processar um grande volume de feedback (mais de 16.000 contribuições de mais de 1.000 participantes) e a incorporar o mais pertinente no conteúdo dos standards. Há algumas semanas, a equipa reuniu-se em Amesterdão para debater, discutir e determinar os próximos passos para conciliar o valioso (e volumoso!) feedback que foi fornecido em inquéritos e em focus groups.

 

Comprometemo-nos a partilhar publicamente as principais conclusões da consulta até ao final de setembro de 2024. O próximo foco será atualizar o esboço dos standards e partilhar com os nossos órgãos de governação para aperfeiçoamento e aprovação. Se aprovados, começaremos a traduzir e a preparar os standards num formato acessível ao público. Ambicionamos a aprovação final até ao final de 2024 e para de seguida poder publicá-los na íntegra (dependendo do nível de alterações necessárias em resposta ao feedback dos stakeholders e da aprovação dos órgãos de governação).

 

Team Satandards B Lab Global

Conheçam a equipa: As equipas de Gestão de Standards e Transformação de Impacto da B Lab Global reuniram-se presencialmente este ano em diversos encontros estratégicos para avançar com o nosso trabalho.

Reinventando a experiência digital

Em paralelo, a B Lab está a trabalhar no desenvolvimento de uma nova experiência digital, o B Impact. Os nossos standards estão a ser reinventados, bem como as nossas ferramentas digitais. Isto incluirá uma nova versão do B Impact Assessment, que atualmente orienta as empresas a inserirem os seus próprios dados, os quais podem ser medidos e verificados em conformidade com os standards.

Enquanto aguardamos a finalização dos standards para iniciar, de forma exaustiva, a construção da ferramenta de avaliação (mais detalhes abaixo), o primeiro passo já está a ser dado. As equipas de Produto e Tecnologia da B Lab Global estão a melhorar a experiência do utilizador no registo e integração na avaliação, de modo a compreender melhor as necessidades das empresas desde o início: a empresa pretende candidatar-se à Certificação B Corp, ou está principalmente interessada em medir e melhorar o impacto de acordo com os nossos standards? A empresa é elegível para certificação considerando a sua indústria, potenciais impactos negativos ou estrutura organizacional? E quais são os standards mais relevantes com base na sua dimensão, setor e geografia? Colocar estas questões desde o início oferece uma experiência mais fluida para as empresas começarem a sua jornada. Vamos iniciar o beta-teste desta nova experiência de ‘Configuração da Avaliação’ com um grupo selecionado de empresas nos próximos meses, com o objetivo de a lançar para todos os utilizadores no início de 2025.

 

New BIA UI/UX

Estamos a desenvolver uma experiência mais fluída para os nossos utilizadores, começando com o teste piloto de ‘Configuração da Avaliação’, que iniciará em breve.

 

Em paralelo, continuaremos a desenvolver a avaliação completa ligada ao standard final. A avaliação beta – uma versão “test drive” projetada para as empresas interagirem, explorarem e inserirem dados antes de submetê-los para verificação nos novos standards – está programada para ser lançada no segundo semestre de 2025. Fiquem atentos!

A desenvolver um novo processo de certificação alinhado com as Diretivas que ainda estão por vir.

Sempre vimos o nosso movimento como um contributo para mudanças no sistema económico mais amplo, e continuamos a monitorizar tendências, leis e regulamentos. Desde o início do movimento, a B Lab tem apoiado mudanças de políticas e legislação, e muitas das novas leis que estão a ser propostas e adotadas globalmente para aumentar o rigor das alegações de sustentabilidade. Apoiamos regulamentações que responsabilizam as empresas e que colocam as necessidades dos consumidores no centro.

De acordo com a nossa abordagem de longa data na análise de tendências, leis e regulamentações, a B Lab está a realizar uma análise minuciosa do futuro panorama da UE, incluindo a Diretiva sobre o Empoderamento dos Consumidores e a proposta de Diretiva sobre Green Claims, com a ajuda de consultores legais e peritos externos. A Diretiva sobre o Empoderamento dos Consumidores visa proteger os consumidores durante a transição verde, exigindo práticas mais transparentes por parte das empresas e impondo requisitos mais rigorosos para alegações ambientais e rótulos de sustentabilidade. A Diretiva sobre Green Claims procura regular alegações ambientais enganosas na publicidade e rotulagem de produtos. Partilharemos quaisquer implicações destas novas diretivas com a comunidade B Corp assim que possível.

Tendo em vista o cenário regulatório em evolução, estamos a definir novos modelos para os processos de verificação e certificação, delineando como verificamos o desempenho das empresas e emitimos a certificação com base nos novos standards. Notavelmente, estamos a considerar colaborações adicionais com certificadoras externas para avaliar o desempenho das empresas e verificar a conformidade das mesmas com os novos standards. Este processo exige tempo, especialmente porque o cenário regulatório está em constante evolução.

Apoiar as B Corps na partilha de dados relevantes sobre sustentabilidade

Nos novos standards, a B Lab está ainda a priorizar a “interoperabilidade” com regulamentos relevantes, começando pelas diretivas da UE e outros esquemas de certificação. Isto significa que a B Lab identificou áreas de sobreposição com outros padrões e regulamentos, para que as empresas evitem duplicar esforços na recolha dos seus dados, garantindo que os nossos standards estão atualizados com os principais frameworks. Embora a Certificação B Corp seja um esquema de desempenho adotado voluntariamente, há áreas de sobreposição com requisitos regulatórios (de reporting) para as empresas. Por exemplo, nos mais recentes standards propostos, a B Lab identificou várias equivalências ou áreas de sobreposição com os European Sustainability Reporting Standards (ESRS). O framework ESRS permite que as empresas cumpram a Diretiva de Relatórios de Sustentabilidade Corporativa da UE (CSRD), uma lei que obriga as empresas a submeter relatórios sobre o impacto ambiental e social das suas atividades. Pode ver as áreas de interoperabilidade descritas na mais recente versão dos standards, sob os sub-requisitos de cada Tópico de Impacto (por exemplo, ESC3.3 O desenvolvimento de produtos da empresa incorpora princípios de circularidade e está em conformidade com a hierarquia de resíduos, sob o Tópico de Impacto de Gestão Ambiental e Circularidade).

 

Preparar a nossa comunidade para a transição para os novos standards

Reconhecemos que os novos standards representam uma mudança significativa – tanto para a nossa equipa em toda a Rede Global (o grupo de organizações B Lab e Sistema B que impulsionam o movimento B Corp em todo o mundo) quanto para a nossa comunidade de B Corps. Ouvimos das empresas que, embora apoiem a ambição dos novos standards, muitas necessitam de tempo considerável para fazer a transição. Comprometemo-nos a fornecer atualizações regulares sobre o cronograma para a implementação da certificação e estamos atualmente a delinear abordagens que ajudarão a facilitar esta transição:

Preparação da comunidade: A B Lab está atualmente no processo de capacitar a equipa sobre os novos standards e a identificar como iremos apoiar a capacitação da comunidade B Corp, dos Multiplicadores B e dos B Leaders. Como primeiro passo, as empresas devem continuar a consultar o microsite dos standards e a familiarizar-se com o conteúdo atual – este será atualizado com os standards finais assim que forem aprovados e traduzidos.

Transição gradual para os novos standards: Estamos a explorar diferentes formas de apoiar as B Corps na adaptação aos novos standards. Um primeiro grupo de B Corps será certificado com base nos novos standards algures em 2026, de acordo com o seu ciclo de recertificação. As expectativas específicas das B Corps que passarão pela recertificação com os novos standards ainda estão a ser refinadas e também requerem aprovação pelos nossos órgãos de governação. Em 2025, comprometemo-nos a partilhar detalhes com as B Corps sobre os requisitos esperados na sua transição para os novos standards e sobre quando estes serão aplicados. Abaixo está um exemplo de como a conformidade com os standards pode ser faseada, com alguns requisitos a entrarem em vigor no ciclo inicial de certificação de uma empresa nos novos standards, seguidos por uma melhoria contínua nos ciclos de recertificação subsequentes.

 

 

Os standards da B Lab: um plano para TODAS as empresas

Para além da certificação, as nossas equipas estão a explorar soluções adicionais e ofertas que apoiam todas as empresas a adotar uma melhor forma de fazer negócios. Reconhecemos que a Certificação B Corp não é para todos, mas todas as empresas têm o potencial de ser uma força para o bem. Os standards da B Lab atuam como um guia orientador para todas as empresas gerirem e medirem o seu impacto, ajudando-as a concentrarem-se no que realmente importa. A B Lab reconhece que podemos envolver e apoiar melhor uma rede mais ampla de empresas nos seus esforços, com a nossa comunidade de B Corps a liderar o caminho.

As nossas equipas realizaram entrevistas com empresas para entender onde a B Lab pode acrescentar valor neste percurso, e atualmente estão a realizar workshops para prever novas formas de envolver um movimento mais amplo de empresas que trabalham juntas para transformar o nosso sistema económico.

 

 

Uma visão para um futuro melhor através de negócios melhores

A transformação requer tempo. Não estamos simplesmente a rever os nossos standards – isto é uma evolução necessária. O vosso apoio à nossa visão coletiva, aliado à dedicação contínua em agir conforme os standards e melhorar o impacto da vossa empresa, é fundamental para alcançarmos uma economia inclusiva, equitativa e regenerativa. É preciso afastar-nos de princípios económicos que promovem ganância, desigualdade económica, colapso ecológico e disfunção social. Nada disto é possível sem o poder da comunidade B Corp e o nosso vasto movimento empresarial a agir em conjunto como uma força para o bem.