B Lab Europa anuncia nova liderança para o movimento B Corp em Portugal

A B Lab Europa dá agora as boas-vindas a um consórcio formado pela Sair da Casca, Felicidad Collective e Maze para liderar a comunidade B Corp portuguesa e acelerar o crescimento e impacto do movimento no país.

Lisboa, 31 de outubro de 2023A B Lab Europa, parte da rede global por detrás do movimento B Corp, anuncia hoje uma nova e entusiasmante fase para a liderança da B Lab Portugal. Um consórcio constituído por três empresas – Sair da Casca, Felicidad Collective e Maze – liderado por Laetitia Arrighi de Casanova, com mais de 25 anos de experiência no setor da consultoria, assume agora a liderança de uma comunidade vibrante de cerca de 30 empresas portuguesas e várias multinacionais com operações em Portugal, de diferentes setores e dimensões, empenhadas em utilizar os negócios como uma força para o bem.

B Lab – economia inclusiva, equitativa e regenerativa

 

A B Lab é uma rede sem fins lucrativos que está a transformar a economia global para beneficiar todas as pessoas, comunidades e o planeta. Fundada em 2006 nos EUA e estabelecida na Europa em 2015, a B Lab cria normas, políticas, ferramentas e programas que alteram o comportamento, a cultura e a estrutura das empresas. 

Mobiliza a comunidade global de B Corps para uma ação coletiva, enfrentando os desafios mais críticos da sociedade, além de colaborar com governos, universidades, coligações e outras instituições para impulsionar a mudança dos sistemas económicos. Atualmente existem mais de 7.500 B Corps em todo o mundo, pertencentes a mais de 160 indústrias em mais de 90 países.

Movimento B Corp

 

O movimento B Corp é um movimento global de pessoas que utiliza as empresas como uma força para o bem. As B Corporations certificadas, ou B Corps, são empresas verificadas pela B Lab que cumprem elevados padrões de desempenho social e ambiental, transparência e responsabilidade. Ao alterar os estatutos da empresa, as B Corps comprometem-se a trazer benefícios não só para os acionistas, mas também para todas as partes interessadas – colaboradores, clientes, comunidades e ambiente.

Na Europa, o último relatório de impacto mostra que a comunidade B Corp cresceu 63% em 2022 (471 novas certificações) em comparação com o ano anterior – ultrapassando agora os 100.000 colaboradores em 1.500 B Corps nos 28 países da Europa em que as B Corps estão a operar. Em termos de impacto financeiro, este crescimento significa mais de 40 mil milhões de euros em volume de negócios destas empresas.

 

Analisando a comunidade por setor, os dados europeus revelam que os principais setores são os serviços profissionais e técnicos (21%), retalho (14%), produtos manufaturados (12%), informação, comunicação e tecnologia (12%) e o comércio B2B (10%).

Em termos de dimensão das empresas, o movimento continua a ser composto principalmente por PME, com um aumento de empresas maiores e multinacionais a aderir nos últimos anos.  Os dados de 2022 mostram que quase 70% das empresas têm até 49 colaboradores, o que reflete bem o tecido empresarial português, e apenas 3% das empresas têm mais de 1.000 colaboradores.

A group of people who are all part of the B Corp movement in Portugal

Encontro da comunidade B Corp portuguesa na Academia de Código em Lisbon (2023)

A B Lab disponibiliza às empresas ferramentas para medir, gerir e melhorar o seu impacto. A B Impact Assessment (BIA) é uma plataforma gratuita e confidencial concebida para ajudar a medir e gerir o impacto de uma empresa nos seus colaboradores, comunidade, clientes e ambiente. Preencher o BIA é o primeiro passo para a auto avaliação e a certificação. Existem mais de 241.000 utilizadores da BIA – quase um terço dos quais na Europa. 

 

O SDG Action Manager é  uma outra  solução de gestão de impacto desenvolvida pela B Lab e pelo Pacto Global das Nações Unidas que permite fazer uma autoavaliação  dinâmica, uma avaliação comparativa e uma melhoria através de uma série de perguntas, orientações e pontuações de desempenho relacionadas com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e os Dez Princípios do Pacto Global nas áreas dos direitos humanos, trabalho, ambiente e anticorrupção. Trata-se de um instrumento confidencial, gratuito e fácil de utilizar por todos os tipos de empresas. Existem mais de 28.000 registos do SDG Action Manager em todo o mundo.

 

Para além destas ferramentas, a B Lab Europa oferece programas e iniciativas personalizadas que envolvem não só as empresas, mas também outras partes interessadas, como organizações sem fins lucrativos, universidades, cidades, governos e sociedade civil, para acelerar a transição para um melhor sistema económico.

 

Em 2022, os parceiros da B Lab defenderam várias iniciativas políticas em toda a Europa, como a Interdependence Coalition, onde se envolveram ativamente no extenso processo de evolução da proposta da Diretiva para a Corporate Sustainability Due Diligence (CSDDD) e emitiram uma resposta formal à Comissão Europeia sobre o projeto de proposta da Comissão. Em Espanha, os esforços da Empresas con Propósito levaram a que o reconhecimento legal das Sociedades de Beneficência fosse incorporado na legislação nacional.

B Lab Portugal – Raízes Comunitárias, Visão Global

 

Em Portugal há 8 anos, e representando quase 3.000 pessoas de mais de 10 setores, a comunidade B Corp está a liderar o caminho para mostrar que um tipo diferente de economia não só é possível como necessário. Após o processo público de RfP em abril de 2023, a B Lab Europa dá agora as boas-vindas a um consórcio formado pela Sair da Casca, Felicidad Collective e Maze para liderar a comunidade B Corp portuguesa e acelerar o crescimento e impacto do movimento no país.

 

A comunidade portuguesa representa atualmente empresas de diferentes setores e dimensões, como inovação, serviços, finanças, têxtil, turismo e alimentar. Os objetivos para os próximos dois anos centram-se no reforço de quatro pilares: Crescimento e envolvimento da comunidade, Comunicação e divulgação, Parcerias e envolvimento das partes interessadas e Primeira  Abordagem à certificação.

Laetitia Arrighi de Casanova, Director B Lab Portugal

Laetitia Arrighi de Casanova, Diretora da B Lab Portugal, tem mais de 20 anos de experiência em consultoria estratégica. Apoia líderes de várias geografias a enfrentar os desafios de crescimento, penetração em novos mercados, fusões e aquisições. Empreendedora e fundadora de uma empresa de bebidas saudáveis durante mais de 10 anos, tornou-se pragmática na sua abordagem ao desenvolvimento.

Laetitia é movida pelo desejo de promover mudanças estratégicas significativas nas empresas, e o seu objetivo é acelerar a transição da economia para a sustentabilidade, ajudando as empresas a definir e implementar novas formas de fazer negócio que lhes permitam  conciliar a procura de resultados financeiros com a proteção do ambiente e das pessoas.

Conheça toda a equipa do B Lab Portugal!

Laetitia Arrighi de Casanova

Diretora at B Lab Portugal

Acreditamos que o movimento B Corp pode ser uma peça estratégica para impulsionar a mudança que precisa de acontecer. Este consórcio representa um marco significativo para o movimento B Corp em Portugal na nossa estratégia de consolidar uma comunidade vibrante, orgulhosa e ativa, reforçando a nossa credibilidade e a nossa influência. Estou confiante de que é o momento certo para partilhar ainda mais a nossa visão de um sistema económico inclusivo, equitativo e regenerativo para todas as pessoas e para o planeta.

Sarah Garcia

Head of Markets Development at B Lab Europe

A abordagem do consórcio, enraizada numa estratégia multidisciplinar e transversal, aproveita a experiência única e as extensas redes de cada uma das organizações participantes. O seu compromisso em promover o movimento B Corp em Portugal, para o qual têm contribuído ativamente desde 2019, posiciona-os como atores centrais neste próximo capítulo. A perspetiva do consórcio incorpora verdadeiramente o espírito e a ética do movimento B Corp. Estamos confiantes de que, com o apoio da vibrante comunidade B Corp em Portugal, esta liderança abrirá novas e excitantes portas para o movimento.

Empresas portuguesas B Corp:

  • 3xP Global
  • Abreu Advogados
  • Agri Marketplace
  • Bright Concept
  • C-More Sustainability
  • Code for All 
  • Coverflex
  • Diverge 
  • Future Eco Surf School
  • GL SA
  • Go Parity
  • Heden
  • Impactrip
  • Kencko
  • Madeira Wine Company
  • Maze 
  • Nãm
  • Näz
  • Oxy Capital
  • Phytoderm
  • Sair da Casca
  • Hirundo
  • Spring Garment Experts
  • Stone Soup
  • Studioneves
  • Sustain Azores
  • Symington
  • Systemic

Contactos de imprensa:

Catarina Oliveira | Raquel Máximo

blab@canelapr.com

T. 961 842 435 | T. 969 049 922